Trabalhos Científicos

Todos os itens destas normas serão rigorosamente considerados pela Comissão Científica para avaliação, aprovação e apresentação dos trabalhos que serão submetidos ao Congresso.

Favor ler as normas atentamente.

 

NORMAS GERAIS

· A submissão dos trabalhos deverá ser feita exclusivamente no site do evento www.cioba2018.com.br, devendo contemplar todas as informações solicitadas;

· Não serão aceitos resumos que não cumpram rigorosamente as normas de submissão assim como trabalhos enviados por fax, e-mail, correio ou qualquer outro meio que não o determinado acima, assim como trabalhos incompletos com promessa de conclusão ou que mencione “resultados a serem discutidos”.

· Cada congressista, com sua inscrição devidamente paga no Congresso, terá direito ao envio de no máximo 03 (TRÊS) trabalhos.

· Se o trabalho for de co-autoria é absolutamente necessário que o autor-apresentador do trabalho esteja inscrito no Congresso. Se os demais autores quiserem participar do evento terão, naturalmente, que fazer suas respectivas inscrições.

· Nos TRABALHOS ACADÊMICOS, qualquer que seja a modalidade (Fórum Clínico – Acadêmico, Fórum Científico – Acadêmico, Tema Livre – Acadêmico, Mesa Demonstrativa ou Painel Digital), há necessidade de orientação de um professor. Os dados do orientador do trabalho devem constar no formulário de submissão dentre os autores.

· Os artigos enviados como fórum científico e fórum clínico deverão ser inéditos, ou seja, não deve ter sido apresentado em outros Congressos ou editado em Anais ou em qualquer outra publicação.

· O conteúdo do trabalho é de inteira responsabilidade do (s) autor (es).

· Arquivos enviados contendo vírus ou danificados serão destruídos e o autor ou autor-apresentador, no caso de trabalhos com co-autoria, será notificado para reenvio dos mesmos, caso haja tempo hábil, considerando-se rigorosamente o prazo estabelecido para recebimento dos trabalhos.

· Trabalhos reprovados, não caberão recurso.

· Os trabalhos aprovados para apresentação como painel digital serão distribuídos, pela comissão científica, em sessões de painéis digitais. Sem possibilidade de remanejamento.

· Os trabalhos aprovados para apresentação oral serão distribuídos, pela comissão científica, em sessões de fórum clínico, fórum científico, temas livres e mesas demonstrativas. Sem possibilidade de remanejamento.

· Dúvidas: No e-mail: trabalhos@gt5.com.br ou pelo telefone 71 2102-6607

DATAS IMPORTANTES

Prazo envio de trabalhos: Até 31/07/2018 (Prorrogação)

Avaliação dos trabalhos: Até 24/08/2018

Divulgação horário/dia apresentação dos trabalhos aprovados site: Até 31/08/2018

Prazo para autor enviar Painel digital: Até 15/09/2018

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

ÁREAS TEMÁTICAS

O trabalho deverá estar relacionado com as seguintes áreas:

Na submissão online, escolher corretamente a área do trabalho, pois a mesma não será trocada após a submissão.

  1. Biossegurança
  2. Cirurgia / Dor Orofacial
  3. Dentística e Odontologia Clínica / Estética
  4. Endodontia
  5. Estomatologia / Odontologia Hospitalar
  6. Imaginologia
  7. Implantodontia
  8. Marketing Odontológico
  9. Matérias Básicas
  10. Odontogeriatria
  11. Odontologia do Trabalho
  12. Odontologia Legal
  13. Odontopediatria
  14. Odontologia Preventiva e Social
  15. Ortodontia / Ortopedia
  16. Pacientes Especiais
  17. Patologia
  18. Periodontia
  19. Prótese Dentária
  20. Outros

 

CATEGORIA:

Os trabalhos devem ser enviados nas seguintes categorias:

Na submissão online, escolher corretamente a categoria do trabalho, pois a mesma não será trocada após a submissão.

1. Fórum Clínico – Profissional

2. Fórum Clínico – Acadêmico

3. Fórum Científico – Profissional

4. Fórum Científico – Acadêmico

5. Tema Livre – Profissional

6. Tema Livre – Acadêmico

7. Mesa Demonstrativa

8. Painel Digital

Obs.: Os Acadêmicos não podem optar pela categoria: Fórum Clínico Profissional, Fórum Científico Profissional e Tema Livre Profissional.

 

Os trabalhos apresentados deverão ser oriundos de:

· Monografias de conclusão de cursos de graduação e pós-graduação;

· Pesquisa científica;

· Estudos de caso ou relatos de caso;

· Trabalhos de extensão (empresas públicas, privadas, universidades, cooperativas, profissionais autônomos);

· Estudos e comunicados técnicos;

· Revisão de literatura.

No sistema de submissão de trabalhos no site, o autor responsável pela submissão deverá preencher:

Título do trabalho;

Nome de todos os autores com seus respectivos vínculos institucionais* (no máximo 5 autores por trabalho);

No caso de co-autoria, indicação do autor que fará a apresentação do trabalho no Congresso.

· Esses dados serão utilizados para confecção do certificado, nomes preenchidos de forma errada ou até mesmo a falta de algum nome fica sob responsabilidade do autor. No formulário de submissão online pedimos atentar para que no campo apresentador seja repetido o nome completo de um dos autores. O preenchimento correto de todos os campos da ficha de inscrição online, em especial nos campos “Nome dos autores” e “Título do Trabalho”, evitará posteriores problemas quanto à emissão dos certificados. O certificado será disponibilizado ONLINE, na página do congresso, a partir do 15º dia após o evento. Cada trabalho submetido e devidamente apresentado receberá apenas 01 (um) certificado contendo de todos os autores.

Um mesmo trabalho não pode ser enviado para várias categorias.

Não será permitida a menção de nenhum produto comercial ou técnico.

Nos trabalhos acadêmicos, qualquer que seja a modalidade (Fórum Clínico – Acadêmico, Fórum Científico – Acadêmico, Tema Livre – Acadêmico, Mesa Demonstrativa ou Painel Digital), há necessidade de orientação de um professor. Os dados do orientador do trabalho devem constar no formulário de submissão dentre os autores.

Os trabalhos de pesquisa com seres humanos, utilizando entrevista, questionário ou prontuários, devem ter a aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa. Os apresentadores devem estar de posse deste parecer durante o congresso (TCLE para Casos Clínicos).

Os trabalhos deverão ser redigidos em português, inglês ou espanhol, entregues somente no formato Microsoft Word (.doc ou .docx), em fonte Arial, tamanho 11, máximo de UMA página, obedecendo as seguintes características: margem superior: 2cm; margem inferior: 1,5cm; margem direita: 2cm; margem esquerda: 3cm; justificado, papel em formato A4. Se necessárias, as notas de rodapé devem ser grafadas em fonte Arial, tamanho 9.

Não incluir gráficos, tabelas, nem fotografias

 

O corpo do trabalho deverá ser composto dos seguintes itens:  PARA BAIXAR O MODELO DE TRABALHO CLIQUE AQUI 

· Título (maiúsculo e minúsculo à esquerda, negrito e máximo 10 palavras);

· Autores (máximo de 05, sem abreviação, maiúsculo e minúsculo, separado por vírgula, à esquerda)

· Biografias dos autores á esquerda (no formato: instituição de filiação profissional, cidade, estado, país, e-mail para todos os autores)

· Resumo do trabalho estruturado em parágrafo único justificado (Introdução, Objetivo, Métodos, Resultados, Conclusões/Considerações – Tópicos em negrito)

· 03 a 05 descritores extraídos do vocabulário de Descritores em Ciências da Saúde (com uso do DECS – http://decs.bvs.br/ ou MESH)

O autor responsável pelo envio do trabalho receberá um comunicado de confirmação de recebimento do (s) trabalho (s) por e-mail, e, após a avaliação, um de aprovação ou rejeição pela Comissão Científica

A Comissão Científica se reserva o direito da decisão final quanto ao formato de apresentação, podendo inclusive classificar o trabalho como reprovado.

NORMAS DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

Os autores dos trabalhos aprovados como Painel Digital serão notificados após o processo de avaliação para inclusão da apresentação no sistema:
Prazo para envio da apresentação: até 15/09/2018

Apresentadores de fóruns ou temas livres devem levar a apresentação durante o evento.

O trabalho deverá seguir as normas abaixo, o não cumprimento destas impossibilitará a apresentação do mesmo.

 

Fórum Clínico 

· São trabalhos de divulgação de casos clínicos considerados de destaque;

· O tempo de apresentação será de 20 minutos, sendo destinados mais 5 minutos para perguntas e esclarecimentos;

· Os trabalhos serão julgados por uma Comissão, em seu conteúdo e apresentação;

· Serão selecionados 3 (três) para premiação.

· Será disponibilizado para apresentação: 01 Computador com leitor de CD e de pen-drive, 01 microfone, 01 ponteira laser, 01 projetor multimídia e 01 tela para projeção.

PARA BAIXAR O MODELO DE TRABALHO CLIQUE AQUI 

 

Fórum Científico

· São trabalhos de pesquisa, originais e não publicados;

· O tempo de apresentação será de 20 minutos, sendo destinados mais 5 minutos para perguntas e esclarecimentos;

· Os trabalhos serão julgados por uma Comissão, em seu conteúdo e apresentação;

· Serão selecionados 3 (três) para premiação.

· Será disponibilizado para apresentação: 01 Computador com leitor de CD e de pen-drive, 01 microfone, 01 ponteira laser, 01 projetor multimídia e 01 tela para projeção.

PARA BAIXAR O MODELO DE TRABALHO CLIQUE AQUI 

 

Tema Livre

· São apresentações de assuntos de interesse geral da Odontologia;

· O tempo de apresentação será de 20 minutos, sendo destinados mais 5 minutos para perguntas e esclarecimentos.

· Será disponibilizado para apresentação: 01 Computador com leitor de CD e de pen-drive, 01 microfone, 01 ponteira laser, 01 projetor multimídia e 01 tela para projeção.

PARA BAIXAR O MODELO DE TRABALHO CLIQUE AQUI 

 

Mesa Demonstrativa

· Trabalhos expostos utilizando vários recursos matérias, durante o período de 4 horas;

· O apresentador deverá permanece no local determinado e discutir o seu trabalho com os participantes do Congresso;

· A colocação e a retirada dos materiais sobre as mesas serão de inteira responsabilidade dos autores;

· A dimensão da mesa é de 2,43m x 0,45m.

· Serão selecionadas 03 (três) para premiação

 

Painel Digital

· Serão aceitos trabalhos sobre relato de casos, pesquisas, revisões de literatura e inovações com Registro de Patentes;

· O apresentador deverá permanecer no local determinado e discutir o seu trabalho com os participantes do Congresso;

· A avaliação será realizada por uma comissão designada;

· Deverá ser obedecida uma sequência lógica no texto e nas ilustrações, para maior clareza e entendimento de seu trabalho;

· Deve ser auto-explicativo, de preferência com o mínimo possível de texto e o máximo de ilustrações (figuras, diagramas e tabelas);

· Serão selecionados 6 (seis) para premiação.

· O painel ficará disponível em Televisão 42 polegadas

RECOMENDAMOS ATENÇÃO AO FORMATO E DIMENSÕES PARA CONFECÇÃO DO PAINEL DIGITAL

· Power Point (ppt) – máximo de 5 (cinco) slides

· Apresentação de tela (16:9)

· Orientação: Paisagem

· Largura: 25,4

· Altura: 14,29

PARA BAIXAR O MODELO DE TRABALHO CLIQUE AQUI 

 

LISTAGENS DE TRABALHOS APROVADOS


Os autores dos trabalhos aprovados como Painel Digital deverão incluir a apresentação no sistema até 15/09/2018.

Apresentadores de fóruns e/ou temas livres devem levar a apresentação durante o evento.

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FÓRUM CLÍNICO ACADÊMICO – Clique Aqui

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PAINEL DIGITAL 26/10/2018 – Clique Aqui

PAINEL DIGITAL 27/10/2018 – Clique Aqui

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REALIZAÇÃO

APOIO

SECRETARIA EXECUTIVA E AGENCIA DE TURISMO OFICIAL